Mesmo com taxa Selic baixa, você pode obter retorno financeiro aplicando o seu dinheiro em aplicações seguras, e que apresentam uma diferença vantajosa em relação à taxa anual de inflação. A taxa Selic é referente à taxa de juros anual cujo percentual é decidido nas reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária).
Enquanto que o ano de 2016, a taxa anual de juros era de 14,25% , no ano de 2018 o percentual fechou em 6,75% ao ano. Foi o menor percentual já registrado pela Selic na história do Brasil.
Selic em baixa
Em comparação à compra de títulos, ações da bolsa de valores, compra e venda de imóveis, investir em aplicações corrigidas pela taxa Selic é um investimento seguro e ainda oportuno, mesmo que a taxa anual de juros esteja baixa ou em queda.
Investir na Selic mantém o poder de compra de seu dinheiro não permitindo que ele fique parado.
Analise o investimento de renda fixa
Os investimentos de renda fixa apresentam menor risco, na renda fixa o investimento de seu dinheiro depende do percentual de juros da taxa Selic e do CDI (Certificados de Depósito Interbancários), quando a taxa de juros se eleva o seu dinheiro aplicado tende a subir.
Mas, mesmo quando a taxa Selic está em queda, você pode obter um ganho real em relação ao cálculo do juro real de determinado ano.
Invista em renda fixa
É possível obter ganho financeiro em renda fixa, a taxa de juros anual em baixa não atrapalha administrar o seu dinheiro de maneira segura e inteligente, principalmente, quando a projeção do índice de inflação também está em queda.
Por exemplo, quando a taxa Selic atinge o percentual de 6,5% ao ano destacamos a taxa nominal de juros sem calcular os efeitos do índice de inflação.
Ao decidir investir em renda fixa você precisa calcular Taxa Real de Juros subtraindo da taxa nominal o valor do percentual do índice de inflação no mesmo período do ano.
O seu ganho em renda fixa será positivo se o percentual estiver acima da inflação.
Selic e inflação
Para os investidores que querem uma aplicação segura é possível calcular a taxa Selic em 6,75% e a inflação anual projetada para 3,81%, o juro real projetado para o final de ano é de 2,83%. Isso considerando os dados econômicos do ano de 2018.
Observe a taxa real de juros, ela é resultante da diferença entre juro nominal da taxa Selic e do índice da inflação do ano.
Investimentos seguros
O mercado financeiro brasileiro possui uma longa lista de investimentos para aplicadores moderados e agressivos.
Em tempos de queda de juros da Selic, é indicado investir em títulos públicos e privados prefixados como o Tesouro, os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), aplicações regidas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e outros ativos indexados pela Selic.
Portanto, não deixe de investir na Selic se você busca investimento seguro. Não deixe o seu dinheiro parado, mantenha o seu poder de compra com possibilidade de ganho sobre os juros
Fonte: fineconddgn.com.br
Deixe uma resposta