Você está cogitando em investir em vários segmentos monetários, como na poupança, em títulos de capitalização e também em ações? No mundo das finanças, é bom diversificar montando uma carteira de investimentos.
O que? Ainda não sabe o que é essa tal carteira? Tudo bem, fique em paz! Neste artigo vamos explicar melhor o conceito, além de te ensinar a fazer a sua carteira, para que você comece a lucrar a partir de agora! Então, prossiga com a leitura logo abaixo!
Afinal, o que é uma carteira de investimentos?
A carteira é o conjunto com todas as aplicações financeiras de uma pessoa ou de uma empresa. Por exemplo, se você investe em ações na Bolsa de Valores e também investe na poupança, então você tem uma carteira.
O objetivo de montar um “portfólio financeiro” não é apenas para gerar mais renda, mas também criar uma segurança monetária. “Não colocando todos os ovos na mesma cesta”, o risco de perdas e prejuízo é muito menor se comparado à aplicação em apenas um segmento financeiro.
Vale lembrar que este método não é 100% a prova de falhas: mesmo com você diversificando os investimentos, ainda há uma chance considerável de se perder dinheiro.
Portanto, não basta sair investindo, é preciso estar atento à economia em geral (como as variações da inflação) e a saúde das suas aplicações (podem dar prejuízo se não forem monitoradas de perto).
Como montar uma carteira de investimentos, afinal?
Preparar uma carteira pode parecer um bicho de sete cabeças, mas é mais fácil do que você imagina. Primeiramente, você precisa descobrir qual é o seu perfil de investidor. Aqui no nosso site mesmo temos um artigo detalhado sobre o assunto. Recomendamos que você vá lá dar uma conferida, então prosseguir com este texto.
Sabendo que tipo de investidor você é, você precisa avaliar a sua situação financeira atual para decidir onde vai investir. Independente de seu perfil e de sua situação, a recomendação é diversificar entre investimentos de curto prazo e de longo prazo, ou poderá ter problemas financeiros.
Por exemplo, se você investir na mineração de bitcoins e em ações, mas precisar de dinheiro em pouco tempo, acabará não compensando nos investimentos, pois ambos só dão bons lucros após um longo tempo.
Neste caso, aplicar também na poupança dará um retorno rápido, mesmo que seja pequeno (o lucro com os juros vai depender do tamanho de seu investimento).
Concluindo o artigo. Agora é hora de investir!
Neste artigo você aprendeu o conceito da carteira de investimentos. Há muitas opções de investimentos para montar uma, conforme o seu perfil. Consulte o gerente de seu banco, um corretor e outros profissionais que poderão te ajudar com o que for melhor para você.
Você também pode ler nossos outros artigos e se informar mais a respeito. No espaço de comentários abaixo, você também pode tirar as suas dúvidas e conversar com os outros leitores para trocarem experiências e dicas de negócios.
Fonte: Finecon
Deixe uma resposta