LCI e Tesouro Direto

Sem comentários

Quem deseja investir em renda fixa fica com muita dúvida entre o LCI e Tesouro Direto. Por serem investimentos rentáveis e mais seguros que os de renda variável, muitos optam por tais investimentos.

Mas como saber qual é o investimento ideal para o seu perfil? Hoje te mostraremos tudo sobre esses famosos Investimentos de renda fixa e faremos uma comparação para que você possa analisar qual é o melhor para você.

O que é LCI?

O mercado imobiliário tem seus momentos difíceis, porém não para de crescer. Recentemente foi possível notar sinais de melhora no setor imobiliário e com isso os investimentos nesse tipo de mercado voltaram a aumentar.

LCI é um tipo de investimento de renda fixa definido como Letras de Crédito Imobiliário. Esse tipo de investimento é um empréstimo de dinheiro que é realizado a alguma instituição.

Os investimentos realizados servem para financiar o setor imobiliário. Quando é realizado o contrato de investimento você já sabe quanto a instituição irá te pagar de juros em um tempo definido.

O que é Tesouro Direto?

Um dos investimentos mais famosos do Brasil é esse. A maioria dos novos investidores começam investindo pelo Tesouro Direto, muitas vezes usando valores que antes estavam aplicados na poupança.
Como o Tesouro rende mais que a poupança, a melhor opção é retirar o dinheiro e colocar em um investimento seguro e com boa rentabilidade.

O Tesouro Direto é uma espécie de programa onde o Governo Federal disponibiliza títulos para que pessoas físicas possam realizar investimentos.

No Tesouro Direto ocorre uma espécie de empréstimo do dinheiro de um cidadão comum para o Estado, onde quando o prazo do título chega ao final, o estado devolve o valor emprestado com o acréscimo de uma taxa.

Comparação entre LCI e Tesouro Direto

LCI

– Isenção do Imposto de Renda para pessoa física;
– Proteção do FGC;
– Aplicações mínimas que podem ser de valores altos;
– Prazos mínimos de resgate, ou seja, não pode vender antes do vencimento.

Tesouro Direto

– Menores valores de investimento;
– Não possui garantia do FGC, no entanto é bastante seguro;
– Tem modalidades pré e pós-fixada, assim como a híbrida;
– Liquidez imediata, ou seja, você pode resgatar seu investimento quando desejar e sem precisar esperar o prazo de vencimento do título;

– É cobrado Imposto de Renda no resgate.

Qual devo escolher entre LCI e Tesouro Direto?

Muitos acreditam que somente pelo fato do LCI ter isenção no Imposto de Renda ele seja melhor do que os títulos do Tesouro Direto. No

entanto, isso não é verdade, é necessário nos atentarmos para outros detalhes.
A escolha do investimento vai muito de acordo com o seu perfil. Se você quer garantir maior liquidez, talvez o LCI não seja a sua melhor opção, mas para ter certeza disso é necessário analisar os títulos e as taxas disponíveis de cada investimento.

Ou seja…

Depois de entender as diferenças entre LCI e Tesouro Direto você pode analisar qual é o melhor investimento para você.

Você pode investir nos dois, caso queira, mas se você quiser priorizar algum deles é necessário que você priorize o que possa te dar mais retorno de acordo com o que você busca.

Fonte: Finecon DDGN

adminLCI e Tesouro Direto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *