Os fundos imobiliários são excelentes opções para quem quer ou pretende investir e lucrar com imóveis. Administrados por instituições financeiras, esses fundos funcionam através de cotas, que são vendidas pela administradora. O funcionamento dos fundos imobiliários é autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que também é responsável por inspecionar todas as transações que envolvem a atividade. O artigo 3o da Lei 8.668/93 estabelece as cotas dos fundos imobiliários pelo valor mobiliário.
O que são fundos imobiliários?
Composto por um grupo de investidores, os fundos imobiliários têm o objetivo de aplicar o valor dos investimentos em todos os tipos de negócios imobiliários. Dessa forma, tornaram-se uma ótima opção para quem quer investir nesse setor, haja vista que os investidores podem comprar cotas de fundos que contam com shoppings, lojas de grande porte e outros empreendimentos de grande valor financeiro no mercado atual por preços mais baixos.
Outra vantagem proporcionada pelos fundos imobiliários é que o investidor pode contar com um especialista no mercado de imóveis, que está sempre atento às melhores oportunidades de negócio e lucratividade. Daí vem a importância de contar com uma instituição financeira de alta qualidade, pois a gestão profissional é o que faz a diferença nessa atividade.
O que são as cotas de fundos imobiliários?
As cotas de fundos imobiliários são títulos financeiros de imóveis, que podem ser adquiridas junto à instituição financeira de sua preferência. Em um fundo imobiliário, pode haver um ou mais imóveis, ou direitos do(s) imóvel(is) e a principal dica é para que o investidor analise o histórico de rentabilidade antes de adquirir as cotas, que são negociadas no Bovespa e visualizadas por todo o mercado financeiro. Isso é, justamente, o que permite que os fundos imobiliários permitam excelentes negociações em todo o setor.
Um fundo imobiliário é adquirido por um grupo de investidores. Dessa forma, cada investidor compra suas determinadas cotas e lucram a partir do valor investido. A instituição financeira é a responsável por fornecer as cotas, sendo que os donos delas são os investidores que compõem o grupo.
Fundos imobiliários x Tesouro Direto
Em relação ao Tesouro Direto, os fundos imobiliários oferecem vantagens, como:
• Oportunidade de adquirir cotas de grandes empreendimentos;
• Especialista em gestão;
• Valores mais acessíveis;
• Isenção de Imposto de Renda sobre os aluguéis distribuídos pelo fundo.
E algumas desvantagens, como:
• Não é possível escolher o imóvel que você compra;
• Operação que envolve risco dependendo do imóvel.
Fundos imobiliários x LCA/LCI e CDB
Em relação aos produtos bancários de renda fixa, como LCA/LCI e CDB, os fundos imobiliários oferecem vantagens, como:
- Os fundos imobiliários são aplicações com maior disponibilidade em relação a LCA/ LCI;
- Não é preciso que o investidor tenha dezenas de milhares de reais para adquirir uma cota;
- O CDB não oferece o benefício da isenção do Imposto de Renda;
- No caso do CDB, os valores recebidos pela instituição podem ser utilizados da forma como ela achar melhor.
E algumas desvantagens, como:
- Não permite o resgate das cotas;
- Operação que envolve risco.
Fonte: fineconddgn.com.br
Deixe uma resposta