A educação financeira para crianças é muito importante, pois estimula o consumo consciente e auxilia na formação de adultos mais responsáveis com suas finanças.
É importante que seja estimulado a educação financeira nas crianças desde cedo, é vital formar a consciência sobre os valores das coisas, e do quanto é importante poupar pensando no futuro.
Crianças que tem esse incentivo desde novas, têm enormes chances de ser um adulto mais responsável financeiramente, sendo assim mais consciente como consumidor e preocupado com o futuro.
Muito adultos sofrem atualmente por que em sua infância não tiveram uma educação financeira adequada, a qual o ensinasse a planejar, poupar, investir e a consumir.
Mesmo que eles tenham um bom rendimento financeiro, mas pela falta desse estímulo na infância, acabam tendo complicações no futuro, quando o assunto é o controle financeiro.
Dicas de como estimular a educação financeira para crianças
Dê mesada – é uma forma na qual a criança tem seu primeiro contato com o dinheiro, e essa é a oportunidade de ensiná-la a administrar e poupar o próprio dinheiro.
Anotações – estimule a criança a fazer anotações de quanto gastou da mesada, assim ela terá o controle de quanto vai ter no final do mês, sabendo o quanto ela conseguiu poupar durante este período.
Objetivos – estimule objetivos como comprar algo que a criança tanto quer, assim ela vai juntando uma parte ou o valor inteiro do brinquedo que deseja, até pode-lo comprar.
Ensine brincando – brinque com as crianças de banco imobiliário e outros jogos que estimulam e ensinam finanças, pois simula a vida real e é ótimo para ensinar sobre investimentos, poupança e aprender a investir, administrar, errar e ganhar.
Dê tarefas – tarefas como comprar algo e voltar com o troco, estimula a criança a ter a consciência do valor real das coisas e de fazer um consumo consciente.
Erros – deixe-os cometer erros, às vezes tomar a decisão ruim é bom, porque gera aprendizado.
O ideal é que a educação financeira para crianças sejam introduzidas a partir dos 7 anos de idade, que é o período em que as crianças já sabem o que é o dinheiro, e é nessa idade que elas devem aprender como conquistá-lo e o significado do seu valor.
Não há nada de errado em ensinar as crianças a terem uma relação saudável com o dinheiro, pelo contrário, estimular este aprendizado é sinal de preocupação e de remediar problemas que refletiria na vida adulta por falta de planejamento.
Educar financeiramente uma criança é prevenir que ele seja um adulto inconsequente e impulsivo, é importante planejar o futuro e ter consumos consciente.
A educação Financeira para Crianças é uma técnica muito útil, pois você aos poucos vai introduzindo a realidade da vida adulta, para que ao se tornarem adultos, já estarão familiarizados com as responsabilidades financeiras.
E quando esse momento chegar, eles estarão aptos a administrar o próprio dinheiro e isso fará com que eles sejam adultos de sucesso, pois saberão planejar, investir e economizar.
Educar financeiramente as crianças é prepará-las para que na fase adulta, sejam conscientes sobre o uso correto do dinheiro.
Fonte: Finecon DDGN
Deixe uma resposta