Dicas de como sair das dívidas, como trocar dívidas mais caras por outras mais baratas

Sem comentários

As dívidas trazem muito sufoco, não só nas finanças, mas até nos relacionamentos e nas emoções. Por causa da pressão que elas causam, muitas vezes não conseguimos nem pensar como se livrar delas.

Sabendo dessa dificuldade que muitas pessoas passam, neste artigo vamos dar algumas sugestões para quitar todos os compromissos pendentes. Se caso você esteja endividado, ou conhece alguém que esteja, esta postagem é perfeita para a sua situação!

Monte um orçamento, caso ainda não tenha um.

Muitas pessoas caem nas armadilhas das dívidas por não contarem com a ajuda de um poderoso aliado: o orçamento. Elas pensam que não precisam de um, que é algo muito complicado.

Infelizmente, se enganam, pois é uma ferramenta mais simples do que imaginam.

Basicamente, o orçamento é uma tabela com duas colunas: de um lado, se cataloga tudo o que se ganha (salários, comissões, bonificações etc.); do outro lado, se registra tudo o que se gasta (aluguel, gás, luz, água, gasolina, impostos etc.).

Se os gastos forem menores ou igual aos ganhos, ótimo! Agora, se os gastos forem maiores do que os ganhos, é preciso fazer alguns reajustes, até sacrifícios, para sair do vermelho.

Felizmente, a Internet está cheia de muitos tutoriais ensinando a fazer um orçamento, inclusive ferramentas muito práticas, como planilhas em Excel e serviços online, como o gratuito Orçamento Pessoal. Examine cuidadosamente cada opção e mantenha o seu dinheiro sob o seu controle!

Livre-se das fontes de dívidas.

Existem coisas que, se continuarem a serem mantidas, vão perpetuar o saldo devedor. Normalmente, estas coisas possuem uma “incrível habilidade sedutora” de nos fazer gastar mais. Uma das mais clássicas é o cartão de crédito.

Se estas coisas estão minando a sua força de vontade, não tenha dó: bane-as definitivamente de sua vida. Seu bolso agradecerá.

Renegocie as suas dívidas e planeje-se para pagá-las das menores para as maiores.

Com a sua vida devidamente orçamentada e os fazedores de dívidas aniquilados, é hora de encarar os compromissos financeiros pendentes. A recomendação é se reunir com cada credor, expor sua situação orçamentária e combinarem uma nova forma de honrar o que se deve.

Dificilmente quem cobra negará uma proposta de renegociação. Depois, vá pagando um pouco por mês todas, até que a menor seja quitada. Pegue a parte desta que foi quitada e acrescente na segunda menor no próximo mês. Vá fazendo assim até estar pagando a última parcela do maior compromisso.

Você também começar pagando exclusivamente o menor compromisso por mês. Quando se livrar deste, pegue a parte referente e acrescente na regularização do segundo menor, até a última parcela do maior compromisso.

Pagando do menor para o maior, independente da maneira, te estimulará a não desistir com a sensação de um peso indo embora, um desafio sendo vencido.

Última cartada na manga: troque as pendências caras por mais baratas.

Se o que você deve está tão alto que, mesmo com um orçamento, você não consegue se comprometer a honrar os seus credores, e você não tem como aumentar a sua renda (outro trabalho, bicos, vender coisas de sua casa para ajudar no abatimento etc.), então só resta uma solução: trocar as pendências.

O que você pode fazer é solicitar um empréstimo com o valor exato de seus compromissos a honrar, que você possa parcelar “a perder de vista” e que os juros não sejam muito altos.

Com o valor em mãos, pague todo mundo e comprometa-se a quitar esta única pendência com a empresa que te emprestou.

Esta dica é ótima principalmente quando você deve para empresas que cobram juros exorbitantes, como cartões de crédito.

Conclusão.

Neste artigo você aprendeu algumas dicas para sair das dívidas, incluindo a substituição de todas por uma única.

Para te ajudar nesta peleja, em nosso site há outros artigos sobre investimentos e educação financeira, que poderão te dar uma força para aumentar a sua renda e se disciplinar nos gastos.

No espaço abaixo, você pode comentar as suas experiências com os outros leitores, e quem sabe descolar algumas sugestões úteis para honrar a quem você deve!

Fonte: Finecon

adminDicas de como sair das dívidas, como trocar dívidas mais caras por outras mais baratas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *