Como definir um perfil de investidor

Sem comentários

Você está pensando em diversificar a sua vida financeira e começar um investimento, ou já está dando os seus primeiros passos em algum investimento como um intrépido desbravador em uma selva desconhecida?

Trabalhar com diferentes segmentos financeiros, como ações na Bolsa de Valores ou mineração de bitcoins, podem ser bem lucrativos conforme o quanto você deseja se arriscar – conforme o seu perfil de investidor.

Neste artigo vamos te explicar melhor sobre este perfil, os seus tipos e te ajudar a mostrar qual é o seu. Então, continue nos acompanhando na leitura e tenha mais tranquilidade na hora de encarar um investimento.

Entendendo os tipos de perfil de investidor.

Basicamente existem três tipos de investidores: o agressivo, o conservador e o moderado.
O investidor agressivo gosta de se arriscar em investimentos cuja chance de se fracassar e perder tudo é proporcional a chance de ser bem-sucedido e lucrar, como o investimento em ações.

O investidor conservador já não se arrisca tanto, trabalhando com segmentos mais seguros – porém, igualmente menos rentáveis. Por exemplo, o investimento na poupança.

Já o investidor moderado é um meio-termo entre o agressivo e o conservador: ele se arrisca mais, mas dentro de um “porto seguro”. Por exemplo, fazer pequenos investimentos em bitcoins.

Entendendo o que é risco.

Agora que você tem uma noção dos tipos de perfil de investidor, é hora de entender o significado de risco dentro do mundo dos investimentos.

O risco é a falta de certeza que o dinheiro investido renda alguma coisa e a probabilidade que o investimento acabe sendo perdido. Todavia, o risco também reflete a chance do dinheiro aumentar e dar lucro ao investidor.

Quanto maior for o risco de um negócio, maior a chance do retorno ser alto, e igualmente maior a chance de prejuízo.

Um exemplo de risco é o investimento no dinheiro virtual bitcoin. A rentabilidade da moeda eletrônica é bem alta quando convertida para “dinheiro analógico”. Porém, com a tendência dos negócios de TI serem “bolhas” (a histórica fusão e desunião da AOL com a Time Warner que o diga), há uma probabilidade real da quebra do bitcoin.

Descobrindo o seu perfil no mundo dos investimentos.

Quando você for a um banco, a uma corretora ou a qualquer outro lugar para investir, certamente o gerente do local te fará uma série de perguntas para avaliar o quão disposto você está a se arriscar em um negócio. Com estas questões, ele saberá o seu perfil.

O questionário pode variar conforme o investimento, mas alguns pontos-chave estão em comum na avaliação:

  • O quanto você entende sobre o negócio;
  • Quanto dinheiro você está disposto a aplicar;
  • Quantas taxas você pretende pagar.

Com estes pontos esclarecidos, fica fácil definir o seu perfil:

  • Se você sabe pouco sobre o negócio, está disposto a aplicar pouco dinheiro e/ou pretende pagar poucas taxas, então você é um investidor conservador (não se importa de ganhar pouco desde que não perca muito);
  • Se você sabe bastante sobre o negócio, está disposto a aplicar bastante dinheiro e/ou não se importa de pagar muitas taxas, então você é um investidor agressivo (não se importa de poder perder muito desde que venha a ganhar muito);
  • Se você estiver no meio-termo (por exemplo, quer ganhar bastante, mas não pensa em investir muito), então você é um investidor moderado.

Concluindo.

Neste artigo, você pode definir o seu perfil de investidor conforme você entendeu o conceito ensinado no texto acima. Porém, independente de seu perfil, você pode se aprimorar para se arriscar mais, ou “colocar o burro na sombra” quando atingir um patamar desejado.
Se você precisar de mais dicas sobre investimentos, consulte nossos outros artigos. E se desejar expressar a sua opinião ou ler a dos outros leitores, use o espaço de comentários logo abaixo.

Fonte: Finecon

adminComo definir um perfil de investidor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *