Quando falamos de investir em ações muitas pessoas não se preocupam com duas coisas básicas, que seriam a análise fundamentalista e a análise técnica. Ambas são bastante diferentes e quando se pensa em investir em alguma ação o ideal é trabalhar com as duas análises para garantir maior segurança na sua escolha, principalmente se você ainda não decidiu se seu objetivo é ganhos de curto ou longo prazo. Vamos entender agora o que são as Análises Fundamentalista e Técnica e quais suas principais diferenças:
O que é a Análise Fundamentalista
A Análise Fundamentalista trata-se de uma ferramenta utilizada para entender como uma empresa se encontra nos quesitos econômicos e financeiros. É uma forma de avaliar como se encontra operacional e financeiramente determinada organização na qual uma pessoa deseja investir.
A partir dessa análise é possível entender quais fatores afetam a empresa escolhida e consequentemente podem resultar numa queda ou aumento do valor de suas ações. Essa é também uma forma de se decidir se no momento o melhor a se fazer é comprar as ações ou vendê-las.
O foco da análise fundamentalista está em um determinado nicho ou setor de mercado, procurando compreender mais a fundo qual é sua situação naquele momento.
O que é a Análise Técnica
O principal objetivo da Análise Técnica é prever as tendências dos preços das ações. Leva em conta o preço, o volume e as taxas de juros e muitas vezes possui gráficos a serem analisados em conjunto.
Levam-se em conta os fatores de oferta e demanda para tomar a decisão de quando é o melhor momento de comprar ou vender uma ação: O preço está subindo? A demanda está alta, sendo um bom momento para vender. O preço está caindo? A oferta está alta, sendo um bom momento para comprar as ações.
As tendências também são observadas durante uma análise técnica. Se os gráficos afirmam que uma ação está subindo, a tendência é que esse fator continue. Permite uma visão mais geral do mercado, focando-se na condição atual das ações.
Diferenças entre Análise Fundamentalista e Análise Técnica
– Análise Fundamentalista procura descobrir qual é o verdadeiro valor da empresa, que muitas vezes pode ser diferente daquele que é dado como preço de mercado. Já a Análise Técnica se foca no valor de mercado e em suas variações.
– Se o investidor deseja ganhar dinheiro através com ações no longo prazo deve se focar na Análise Fundamentalista. Se a ideia é focar nos ganhos de curto prazo o melhor é apostar na Análise Técnica.
– Análise Fundamentalista pode ser considerada por um tempo maior – dois a dez anos – enquanto que a Análise Técnica se foca apenas no curto prazo – período de 24h ou uma semana, por exemplo.
– A análise fundamentalista é voltada para investidores mais cautelosos, que preferem tomar decisões com calma. Já a análise técnica é voltada para quem precisa tomar decisões de compra ou venda rapidamente.
– Um analista fundamentalista estuda demonstrativos financeiros – como o balanço patrimonial, o fluxo de caixa e a DRE – enquanto que um analista técnico estuda gráficos com as variações de preço das ações.
– Análise fundamentalista é voltada para investidores enquanto que a análise técnica é a preferida pelos traders.
Fonte: fineconddgn.com.br
Deixe uma resposta