Você busca um investimento de longo prazo, com dupla garantia e mais rentável do que os outros títulos imobiliários oferecidos no mercado financeiro? Então você vai se interessar em investir o seu dinheiro na LIG (Letra Imobiliária Garantida).
Mas tenha cautela e analise as vantagens e desvantagens dessa modalidade de investimento.
O que é a LIG (Letra Imobiliária Garantida)?
A LIG (Letra Imobiliária Garantida) é uma nova modalidade de investimentos imobiliários e não pode ser confundida com os outros títulos imobiliários oferecidos no mercado.
A LIG é um título de investimento imobiliário, em comparação ao CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e ao LCI (Letras de Crédito Imobiliário ) é uma alternativa e a partir desses títulos as instituições financeiras emitem investimentos para incentivar o mercado imobiliário e financeiro.
A rentabilidade da LIG
O perfil de investimento da LIG é muito utilizado na Europa, onde as “covered bonds” são bastante conhecidas para investimentos imobiliários. A LIG (Letra Imobiliária Garantida) também são títulos de renda fixa, mas atrela o investimento à variação cambial com rendimento a partir de juros pré e pós fixados no mercado.
Investimento de longo prazo
A LIG (Letra Imobiliária Garantida) é um investimento de longo prazo, no mínimo de 2 anos.
É uma modalidade de investimento que oferece dupla garantia para o investidor, se o banco emissor da LIG falir e não pagar o que deve ao cliente, o fiduciário assume a carteira de pagamento e, ao liquidar os ativos imobiliários do banco falido, oferece o valor dos ativos para os clientes.
Quem emite a LIG?
A LIG (Letra Imobiliária Garantida) é emitida por instituições financeiras como:
- Caixas econômicas;
- Sociedades de crédito, financeiro e investimento;
- Companhias de hipotecas;
- Agentes de poupança e empréstimo.
Investimentos imobiliários
Em comparação às LIGs, temos os CRIs e LCIs, mas os CRIs são fontes indiretas de financiamento imobiliário por ser utilizado sobre a dívida imobiliária.
As LCIs não possuem a dupla garantia que a LIG possui , a LIG ainda é mais segura por possuir fundo garantidor limitado a 250 mil reais por CPF registrado em contrato.
Vantagens da LIG
A LIG apresenta positivas vantagens para aplicação do dinheiro a longo prazo. Possui dupla garantia em contrato dupla, oferece isenção de imposto de renda para pessoas físicas e para os investidores estrangeiros.
A LIG também pode gerar elevada rentabilidade dependendo do total do valor de dinheiro aplicado e por ter ligação com a variação cambial para correção dos rendimentos.
Desvantagens da LIG
Para investidores que buscam retorno a curto prazo, a LIG não é o melhor caminho. A LIG é um investimento seguro, que possui garantias e maior acessibilidade em comparação com os demais títulos imobiliários.
Mas, leia a seguir as desvantagens desse modelo de investimento:
- A LIG possui baixa liquidez por ainda possuir baixa procura no mercado, ainda não é uma modalidade tradicional de investimento;
- Requer longo prazo para gerar resultados, diferente da Bolsa de Valores e dos Títulos de Capitalização;
- Possui garantia limitada a 250 mil reais por CPF.
A LIG é uma boa alternativa de investimento, mas antes, procure um especialista e tenha a certeza de que está preparado para esperar pelos resultados.
Fonte: Finecon DDGN
Deixe uma resposta