Se você passa horas sem dormir, já não consegue comer mais direito, está tendo problemas de saúde, estresse e só consegue pensar nas dívidas, saiba que você não é a única pessoa a enfrentar dificuldades financeiras neste momento.
O Brasil vive atualmente uma das suas piores crises financeiras, uma recessão gravíssima que atingiu igualmente todos os setores. Para ajudar nestes tempos difíceis, separamos aqui, algumas dicas de como superar as dificuldades financeiras com tranquilidade e sem cabelos brancos.
Criar um plano de crise
Bom, a situação está ruim para todos, então não adianta em nada ficar reclamando da vida ou estressando-se à toa, temos que encarar a realidade e criar imediatamente um plano para enfrentar a crise.
- Pegue um papel e uma caneta, e comece anotando todas as suas atuais fontes de renda;
- Agora anote todas as suas despesas fixas como: aluguel, água, energia elétrica, gás, transporte, medicamentos, entre outros;
Suas contas fixas, não devem ultrapassar 50% dos seus ganhos mensais. Se trabalha como autônomo ou freelancer, calcule a média de ganho dos últimos 3 meses.
Agora analise quais desses gastos poderá reduzir. Por exemplo, se costuma ir trabalhar de carro, experimente deixá-lo na garagem duas ou três vezes na semana, busque meios alternativos como o transporte público ou a velha bicicleta guardada no porão.
Se possível renegocie provisoriamente o valor de seu aluguel, se for bom um bom inquilino, o dono do imóvel talvez considere baixar um pouco os valores, até que possa superar as dificuldades financeiras. Para ele é mais vantajoso receber um pouco menos, do que ter um imóvel fechado.
Caso seja necessário, busque um imóvel mais barato que encaixe a sua realidade.
Cortar gastos desnecessários
Em tempos de fartura, geralmente utilizamos 35% de nossos ganhos mensais para gastos como: cinema, ida a bares e restaurantes, viagens, compras no shopping, roupas e acessórios, entre outros.
Ao invés disso, iremos usar esta fatia de nossa receita, para pagar as dívidas mais antigas. Analise quais dívidas possuem juros maiores, faça uma visita ao seu banco e busque melhores condições com seu gerente. Em muitos casos, transferir a dívida de um banco para o outro é uma boa estratégia.
Evitar supérfluos
Quando falamos em evitar supérfluos, isso não significa que você não possa mais dispor de lazer, mas evitar a qualquer custo o uso e a manutenção de bens e atividades que provoquem gastos extras.
Por exemplo, você pode trocar uma ida regular ao cinema, por uma pequena mensalidade do Netflix ou o aluguel de um filme.
Abandone temporariamente o uso do cartão de crédito. Você não sabe, mais ele odeia você, e vai fazer de tudo para piorar ainda mais as suas dificuldades financeiras, portanto, foque
principalmente nos pagamentos à vista, onde poderá conseguir um bom desconto.
Procurar uma outra fonte renda.
Busque outras fontes para complementar a sua renda. Procure explorar as suas principais habilidades e hobbies como:
– Cozinhar;
– Costurar ou bordar;
– Lavar ou engomar roupas;
– Lavar, polir ou encerar carros;
– Limpeza de piscinas ou caixa d’água
– Dar aulas de reforço;
– Passear com cães
– Trabalhar de babá ou cuidador de idosos
– Prestar serviços como freelancer na internet como: redator web, web design, programador, assessor remoto, entre outros;
Muitas dessas atividades podem neste momento ser apenas para complementar a renda, mas nada impede que você possa se especializar, e esta se tornar sua principal fonte de renda. Muitos negócios de sucesso nasceram a partir das dificuldades financeiras.
Fonte: fineconddgn.com.br
Deixe uma resposta