Todos os dias quando ligamos a TV ou lemos o jornal, recebemos informações e dados a respeito do PIB nacional e de outros países. Mas o que será que isso quer dizer? E será que este dado é capaz de influenciar nosso cotidiano?
O PIB é a sigla para o termo Produto Interno Bruto e é um dos mais importantes indicadores econômicos de uma nação. Isto é, todos os países do mundo contabilizam e controlam dados a respeito de seu PIB. Afinal, trata-se de um dado capaz de representar a soma das riquezas que foram geradas por todos os setores da economia, desde o plantio de nossos alimentos até a exportação de qualquer produto, passando pela área de serviços e por todas as atividades que realizamos em nosso cotidiano.
Ou seja, o resultado do seu trabalho e da empresa onde você atua também são contabilizados na hora do governo divulgar o seu índice de PIB. Podemos dizer portanto, que todos nós, como cidadãos produtivos, somos responsáveis pelos resultados econômicos de um país.
De forma geral, o cálculo leva em consideração a renda dos brasileiros, os lucros que as empresas e o governo conquistaram durante o período e até quais foram os gastos e investimentos realizados, tanto pelos trabalhadores, quanto pelas empresas e indústrias e até pelo governo.
Como o PIB é calculado e como interfere no seu cotidiano?
O índice do PIB é calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – a cada trimestre e divulgado pela imprensa e pelos órgãos responsáveis. Ele é um espelho de como anda a atividade econômica de todo Brasil e representa se tudo está indo bem ou não.
Por exemplo, quando o resultado do PIB é baixo ou pequeno, significa que a quantidade de riquezas do país também está em baixa. Já quanto está em alta, representa que o país está em plena produção e atividade econômica, conquistando riquezas para si, assim como todas as suas empresas e pessoas que trabalham nela.
Por isso que este dado influencia tanto no nosso cotidiano. Quanto maior o PIB do nosso país, melhor foram os resultados econômicos do período avaliado, o que representa mais renda para as pessoas, melhores salários, mais chances de conseguir um emprego, além de novos produtos sendo comercializados e oportunidades sendo criadas em todos os sentidos.
Afinal de contas, quando a economia de um país vai bem, todos os seus cidadãos saem ganhando. As empresas ficam mais ricas e podem contratar mais pessoas com salários maiores, os trabalhadores podem comprar mais e investir em suas vidas e o governo consegue arrecadar mais impostos, que voltam para a sociedade no formato de obras, melhores atendimentos em hospitais, escolas, ajudas e projetos sociais e muito mais.
Entender o PIB e prestar atenção neste dado, portanto, pode ajudar você a compreender melhor a sua vida financeira e as oportunidades que estão por vir. Em tempos de PIB baixo e de recessão é importante guardar dinheiro e se proteger para caso aconteça algum problema, como o desemprego, por exemplo.
Já em períodos de PIB alto, é possível ter mais liberdade para consumir, sempre de olho na inflação e mantendo uma reserva para os períodos mais difíceis.
Fonte: fineconddgn.com.br
Deixe uma resposta