Fundos de Investimentos

Sem comentários

Os fundos de investimentos consistem em uma aplicação financeira. Essa aplicação une um grupo de investidores, que são chamados de cotistas, e possuem o intuito de conseguir lucro por meio da venda e também da compra de títulos de valores. Tais valores podem mobiliários, tanto no Brasil quanto fora do país.

Em outras palavras, é possível dizer que os fundos de investimentos são a soma do dinheiro de diversas pessoas, os chamados cotistas, com o objetivo de obter lucros no mercado financeiro.

É possível também afirmar que os fundos de investimentos funcionam como uma aplicação financeira de caráter coletivo, em que os recursos de todos os cotistas participantes são usados para a aquisição de bens.

O funcionamento dos fundos de investimentos

A rentabilidade dos fundos de investimentos é um elemento que varia dependendo de alguns fatores. Ao efetuar a compra de cotas de um determinado fundo de investimento, o cotista automaticamente aceita as normas de funcionamento, que dizem respeito a questões como custos, horários, regaste, aplicação, entre outros. Em seguida o cotista começa a efetuar o pagamento de uma taxa de administração permitindo assim que um administrador possa coordenar todo o funcionamento do fundo de investimento.

Uma metáfora que ilustra bem a questão dos fundos de investimentos é a de um condomínio. Ou seja, cada condômino possui um apartamento, que é como cada investidor ter uma cota. Nesse processo, há um síndico para administrar o condomínio, ou seja, há um gestor para as cotas dos investidores.

A rentabilidade e as taxas dos fundos de investimentos

Quando o assunto é fundo de investimentos, o gestor exerce uma função de suma importância, pois é ele quem tem a capacidade de gerenciar a rentabilidade dos fundos, bem como riscos. Os gestores são os profissionais que acompanham assiduamente os recursos dos fundos, analisando alternativas existentes, estudando cenários, bem como se atualizando a respeito de temas econômicos e políticos da atualidade que podem influenciar na rentabilidade dos investimentos. Além disso, é importante salientar que os gestores são os profissionais habilitados a decidir questões acerca do investimento e dinheiro dos donos das cotas, sempre, é claro, obedecendo as regras previamente estipuladas.

Sendo assim, ao aplicar em fundos de investimentos, o investidor automaticamente está a confiar no trabalho de gestor em relação à aplicação de dinheiro e lucros. Não por acaso, a escolha adequada do gestor é um quesito importante para a rentabilidade dos fundos de investimentos.

A respeito da rentabilidade, é possível afirmar que ela tem relação com a questão das cotas, que possibilita que os cotistas de um mesmo fundo de investimentos possam vir a ter a mesma rentabilidade. Dessa maneira, o dinheiro de um investidor não se mistura ao investimento de outro cotista, evitando assim prejuízos e desequilíbrios, como, por exemplo, um cotista levar vantagem em relação a outro.

A respeito das taxas, é possível afirmar que há a taxa de administração e a taxa de performance. A taxa de administração tem o intuito de efetuar a remuneração das instituições que fazem parte do processo de administração e também da distribuição dos fundos. De uma forma geral, ela é dada como um percentual.

Já a taxa de performance é destinada a pagar o gestor caso os fundos de investimentos denotem os lucros e os resultados esperados.

Fonte: fineconddgn.com.br

adminFundos de Investimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *