O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo. Por isso, a maior parte dos brasileiros fica sem entender como funcionam algumas taxas e quais os impactos que elas têm em nossas vidas. Uma dessas taxas recebe o nome de Selic e pode ser constantemente ouvida nos noticiários sobre economia.
Mas você sabe o que ela significa e porque é tão importante para economia do País e para o seu dia-a-dia?
O que é a Selic?
É o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), que nada mais é do que um sistema de informação criado há alguns anos para emitir, negociar e gerenciar os títulos públicos do Brasil emitidos sempre pelo nosso Tesouro Nacional. Quem define a Selic é o Banco Central, sempre em reuniões periódicas.
Para que você entenda ainda melhor, é preciso saber também que esses títulos funcionam como uma espécie de empréstimo feito pelo Governo com pessoas jurídicas e físicas. A taxa é a porcentagem de juros que ele assegura a população, na hora de realizar o pagamento. Essa porcentagem, assim como nos empréstimos comuns, é calculada de acordo com o tempo em que esse “empréstimo” será pago e com o risco de não receber o montante, que chamamos de inadimplência.
Por isso, sempre que o governo precisa captar recursos ele paga a taxa Selic para conseguir esse dinheiro. Além disso, a Selic é conhecida também como taxa básica de juros, já que é usada como referência na economia.
Qual o impacto da taxa Selic em nossas vidas?
Essa taxa tem influência em dois importantes papéis, na inflação e também no crédito e esses sim atingem diretamente a população.
Por exemplo, no primeiro caso é preciso entender que nós consumidores muitas vezes usamos os recursos financeiros para comprar casas, carros ou até mesmo pagar dívidas. Quando o banco nos empresta dinheiro, ele nos cobra um valor, chamado de juros, que garante um lucro a ele pelo tempo em que usamos o seu dinheiro.
Portanto, se dizemos que a taxa Selic tem influência direta na taxa que pagamos para os bancos, podemos dizer que o seu valor terá também uma influência direta no valor que nós vamos pagar sempre que precisarmos usar de empréstimos de bancos ou instituições financeiras. Isso nos faz concluir que quanto maior a taxa Selic, maior também será a dificuldade que nós consumidores encontraremos na hora de comprar um produto de alto valor aquisitivo.
A inflação funciona da mesma maneira. Quanto maior for o poder aquisitivo, menor será a inflação e mais barato o produto. Isso acontece porque a taxa básica de juros serve para tentar também controlar a inflação.
Dessa maneira é fácil entendermos. Por exemplo, vamos imaginar que você vai ao supermercado e faz uma compra por R$ 200. Uma semana depois a inflação sobe, assim como os preços dos produtos. Dessa maneira, a mesma compra pode te custar R$ 250 ou mais. Tudo dependerá da taxa de juros, que vai influenciar nos preços de compra e venda dos produtos.
Fonte: fineconddgn.com.br
Deixe uma resposta