Corretora de Valores

Sem comentários

Aqui no Brasil, pessoas físicas não podem comprar e vender ações diretamente na Bolsa de Valores, sendo necessária a intermediação das corretoras de valores. Mas essa é apenas uma das funções desse tipo de entidade. Saiba mais sobre ela a seguir, bem como quais são os produtos e serviços que ela oferece para os consumidores que se apresentam como pessoas físicas.

As corretoras de valores, portanto, são instituições autorizadas e reguladas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que podem comprar e vender ações e outros ativos na Bolsa de Valores. Portanto, para quem pretende entrar nesse meio e começar a negociar ações, o meio para isso é procurar uma dessas corretoras.

Essas entidades contam com equipes de profissionais que são especializados em acompanhar as ações na Bolsa (no caso do Brasil, especialmente na Bovespa), analisando quais são as tendências e orientando os clientes para que eles façam negociações mais lucrativas. Mas, em contrapartida, esse cliente tem total liberdade para distribuir seus investimentos da forma como achar melhor, não havendo nada que o obrigue a seguir as orientações dadas por esses profissionais.

Basicamente, existem dois sistemas para investir na Bolsa por meio das corretoras de valores. Uma delas, e mais tradicional, é a mesa de operações, por meio da qual o cliente ordena como seus valores devem ser investidos por telefone. A segunda, que vem sendo mais utilizada atualmente, é o Home Broker, que permite que o investidor mande suas orientações pela internet, tornando todo o procedimento muito mais prático.

Embora não seja uma obrigatoriedade, é bem comum que as corretoras de valores cobrem uma taxa de custódia, ou seja, um determinado valor para administrar os ativos do investidor, independente de como ele os esteja movimentando. Portanto, antes de escolher uma corretora e fechar negócio com ela, é importante se informar a respeito dessa taxa e analisar quais são as quantias cobradas.

Mas esse não é o único serviço oferecido por essas instituições. As corretoras de valores também são aptas a prestar serviços de assessoria técnica a pessoas físicas e jurídicas em operações que envolvam o mercado financeiro; atuar comprando e vendendo metais preciosos em nome de terceiros ou não; além de participar dos lançamentos públicos das ações de diferentes empresas que compõem a Bolsa de Valores.

Além disso, outro produto que é oferecido aos consumidores é a abertura de conta corrente. Funciona da seguinte maneira: a corretora de valores funciona como um atalho entre a pessoa física e o investimento que ela quer fazer, seja na Bolsa, Contratos de Índice e de Dólar, Fundos de Investimento, Tesouro Direto e tantos outros. Os bancos atuam em parceria com as corretoras, mas acabam cobrando taxas que deixam tudo muito mais caro.

Assim sendo, o consumidor final pode abrir a sua conta corrente diretamente com a corretora, para baratear os seus investimentos. Atualmente, isso pode ser feito pela internet mesmo e entre as corretoras nacionais que oferecem esse serviço estão a Citi Corretora (www.citicorretora.com.br) e a Clear Corretora de Valores (www.clear.com.br).

Fonte: fineconddgn.com.br

adminCorretora de Valores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *