Na hora de investir dinheiro surge um imenso número de dúvidas. Em relação ao melhor tipo de investimento, qual mais se adapta ao perfil, e também se é mais vantajoso investir diretamente no banco ou através de uma corretora.
Ambos os lugares apresentam benefícios, tudo vai depender do tipo de investimento que deseja fazer e, principalmente, do valor. Com relação ao risco, não há muita diferença e tudo vai depender da modalidade escolhida pelo investidor.
Por ser um assunto delicado e cheio de peculiaridades, separamos um guia rápido para ajudar você a decidir qual é a melhor opção para você. A seguir, analisaremos as principais diferenças entre os bancos e as corretoras de investimentos.
Bancos
Os bancos possuem um grande número de clientes, mas nem tantas opções de investimentos. Além disso, a grande maioria delas é voltada para um perfil mais conservador, com retornos menores.
Investir nos bancos também tem suas vantagens, como por exemplo, a tranquilidade, facilidade de comunicação e claro, a segurança de que não acontecerá nada de tão grave com a instituição. Ou seja, investir em bancos pode ser um bom negócio, tudo vai depender do valor investido e da opção decidida.
Podemos dizer que os investimentos financeiros encontrados nos bancos, são melhores para quem possui pequenos valores e não deseja acompanhar tudo assim tão de perto. Especialistas afirmam que para quem possui valores até 5 mil reais, o ideal é ir direto para o banco.
Corretoras
As corretoras estão sempre precisando captar mais clientes e por isso precisam oferecer uma vasta linha de investimentos. Há opções para os mais diversos perfis e é possível conseguir excelente liquidez se a escolha for feita de forma correta.
Porém, quem consegue os melhores resultados são sempre aqueles investidores que possuem grandes valores e por isso conseguem diversificar e arriscar mais em suas decisões.
Com relação á segurança, não há porque se preocupar. De forma geral não há nenhum grande risco de quebra da corretora, principalmente se optar por uma que tenha uma história longa e reconhecida. Além disso, os sistemas financeiros que atuam no país protegem muito bem o investidor.
Resumindo, tanto bancos quanto corretoras podem apresentar excelentes opções de investimentos, de acordo com cada pessoa. Para saber melhor qual delas oferece a melhor opção para você, converse com ambas e analise com cuidado as opções indicadas.
Para não errar, deve-se comparar investimentos semelhantes e fazer as contas considerando a taxa de administração e as taxas de retorno. Geralmente os bancos cobram taxas de administração mais altas, mas isso não é uma regra.
A taxa de administração nada mais é do que o valor cobrado pela empresa ou banco para cuidar de seu dinheiro e a taxa de retorno o lucro propriamente dito. É preciso levar em consideração também se há custo em sacar ou transferir o dinheiro para onde deseja e aí, com todas estas informações em mãos, fazer os cálculos e verificar qual dos investimentos no final das contas vai trazer mais vantagens.
Para ter mais segurança na escolha, não basta somente comparar um banco com uma corretora. Levante as informações de diferentes bancos e diferentes corretoras, já que há um verdadeiro abismo de diferenças entre todas as opções.
Fonte: fineconddgn.com.br
Deixe uma resposta