Infelizmente, muitos brasileiros estão tendo problemas com endividamento, inclusive sofrendo com o chamado “nome sujo” em entidades financeiras. Se você está em uma situação como essa ou se quer evitá-la a todo custo, confira a seguir algumas dicas práticas para organizar as suas finanças pessoais e, por consequência, valorizar muito mais o seu dinheiro.
1. Organize uma planilha
Pode ser no computador ou no papel, mas monte uma planilha com todos os seus gastos, fixos e ocasionais, e todo o seu faturamento. Dessa forma, você poderá visualizar melhor onde será gasto o seu dinheiro! O ideal é que após pagar todas as contas, sobre pelo menos 10% para poupar.
Essa planilha pode ser feita uma vez por mês, de preferência em um dia fixo. Sempre que estiver prestes a gastar demais, lembre-se dela e avalie se você pode fazer isso.
2. Tenha um objetivo
É mais fácil guardar dinheiro quando você sabe o motivo pelo qual está fazendo isso. Pode ser um carro, uma casa, uma viagem, o importante é tentar estabelecer um valor e um prazo. Desse modo, você se força a economizar em prol de algo maior, para si mesmo ou para toda a família.
3. Deixe o cartão de crédito em casa
Esse cartão é o motivo do endividamento da maior parte das pessoas, porque dá a sensação de que se pode comprar qualquer coisa sem sentir, já que o pagamento não é feito na hora. Se você percebe que ele está começando a lhe prejudicar, passe a deixá- lo em casa quando for sair. No início pode parecer difícil, mas com um pouco de persistência, isso vai acabar se tornando um hábito.
4. Compre à vista
Sempre que for possível, opte por compras à vista. Além de evitar o endividamento, essa é uma excelente forma de economizar, já que muitas lojas oferecem descontos nessa modalidade. Deixe para comprar a prazo apenas aquilo que tem valor mais alto, como um automóvel, por exemplo.
5. Cuidado com empréstimos
Muitos veem o empréstimo como a solução de problemas financeiros, mas ele pode agravar a situação. Antes de emprestar, especialmente do banco que tem juros altos, avalie bem o cenário, as consequências, pense no prazo e só o faça se tiver certeza de que não irá se comprometer mais do que pode.
6. Programe pagamentos e aplicações
Hoje em dia, a internet permite automatizar muitos processos! Por isso, uma boa opção para organizar as finanças pessoais é colocar o pagamento das contas em débito automático e automatizar também as aplicações em uma poupança, por exemplo. Além de evitar esquecimentos, essa medida também força você a pagar as contas em dia e não deixar de poupar.
Por fim, existem algumas planilhas gratuitas disponíveis na internet que podem lhe ajudar a equilibrar as finanças pessoais. Você pode encontrá-las nos links:
Esses são apenas alguns exemplos. Na internet, você pode encontrar inúmeras planilhas gratuitas e que ajudam em aspectos diferentes. Algumas são voltadas para anotação de gastos, outras para calcular o que é preciso economizar para atingir um objetivo e assim por diante.
Fonte: fineconddgn.com.br
Deixe uma resposta