Quem não se lembra dos velhos tempos de escola e sente arrepios só de pensar naquelas intermináveis aulas de matemática financeira? Para a maioria das pessoas, era difícil entender a matéria, e essa dificuldade vinha junto com o desinteresse causado pela pergunta: onde é que eu vou usar isso? Mas com o fim da adolescência e o início da vida profissional, fica nítido que pelo menos uma parte daquelas aulas assustadoras pode tornar-se muito útil na hora de poupar dinheiro. Se você prestou atenção no professor, com certeza não está perdendo oportunidades de investimentos que envolvem juros simples e compostos. Você sabe qual a diferença entre eles?
Juros simples são aqueles que incidem sempre sobre um capital aplicado inicialmente. Juros compostos incidem sobre o montante obtido a cada vez que são aplicados (seria o famoso juro sobre juro). As fórmulas para calcular os juros simples e compostos são bem parecidas, mas fazem muita diferença quando considerarmos o valor final em longo prazo.
Para os juros simples, considere: M = C(1+in), onde M represente o montante do valor após aplicação dos juros; C, o capital investido; i, a taxa de juros aplicada e n, o período da aplicação. É importante que o período seja convertido de acordo com a aplicação da taxa de juros. Por exemplo, se a taxa for mensal e o período for um ano; este deve ser convertido em meses: 12 meses. Para os juros compostos, a fórmula é M = C(1+i)n. Como podemos ver, a única diferença é que o período passa de multiplicação para potenciação quando se trata de juros compostos. Agora imagine na prática a diferença que esse “detalhe” faz quando se trata de uma aplicação em longo prazo.
Já dizia Albert Einsten que os juros compostos foram a maior descoberta matemática de todos os tempos. E foram mesmo! Independentemente da situação econômica do país, investir seu dinheiro a juros compostos é a garantia de gerar uma receita sem precisar suar a camisa para isso. E se você está pensando em investir nesse sistema, saiba que quanto mais cedo começar, seu dinheiro renderá mais e mais. Quanto mais o tempo passa, mais aumenta o montante e maiores os rendimentos. Eis o verdadeiro milagre dos juros compostos. Na hora de escolher o melhor investimento, os juros compostos são a opção mais inteligente, pois quanto mais você investir, e quanto maior o tempo de investimento, maiores os rendimentos. Seu dinheiro renderá mais a cada período, o que não acontece no sistema de juros simples.
É importante ressaltar que quaisquer investimentos devem ser feitos com consciência e responsabilidade, portanto antes de investir o seu dinheiro, você deve informar-se sobre todos os riscos e formas de rendimento da aplicação escolhida. Mas ter em mente o poder dos juros compostos certamente fará grande diferença nas opções que você irá considerar analisar. Em épocas de crise podem surgir também as melhores oportunidades para lucrar investindo seu dinheiro. Lembre-se: dinheiro na gaveta é perda de tempo e de um patrimônio que você pode acumular se souber investi-lo corretamente.
Fonte: fineconddgn.com.br
Deixe uma resposta