Durante muito tempo a maioria das pessoas somente investiam na poupança. Porém, com o passar do tempo alguns investimentos como CDB e Tesouro Direto cresceram muito por ter mais rentabilidade.
Mas e quando você deseja fazer o seu primeiro investimento, porém não faz ideia no que investir e nem sabe as diferenças entre os investimentos disponíveis?
Para te ajudar com esse problema, hoje faremos uma comparação entre CDB e Tesouro Direto para te ajudar a fazer uma escolha mais assertiva de acordo com os seus objetivos.
O que é CDB?
CDB é a abreviação de Certificado de Depósito Bancário, ele é definido como um investimento de renda fixa que é emitido por instituições bancárias.
O CDB é como se fosse um empréstimo do seu dinheiro que você faz aos bancos. Em troca desse empréstimo financeiro você recebe uma taxa de rentabilidade pré-fixada, ou seja, já definida no ato da compra.
Dessa forma você tem como prever quanto o seu investimento irá te retornar. Os CDBs com prazo de vencimento mais longo têm rentabilidade mais alta.
As captações realizadas nesse tipo de investimento servem para financiar atividades do banco emissor (projetos, crescimentos e também pagamento de dívidas).
O que é Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é um programa que permite a negociação de títulos públicos, emitidos pelo Governo Federal, entre Estado e pessoa física através da internet.
O Tesouro Direto é considerado um investimento de baixo custo e seguro. É uma espécie de empréstimo que você faz ao governo e no final do vencimento ele te devolve o dinheiro emprestado mais uma taxa de retorno.
Comparação entre CDB e Tesouro Direto
Para te ajudar a decidir onde investir, te mostraremos a seguir algumas características básicas dos CDB e Tesouro Direto.
CDB
– Requer valores um pouco mais altos para começar a investir;
– Possui garantia do FGC;
– Possui a modalidade pré-fixada, pós-fixada e híbrida;
– Melhor rentabilidade, principalmente CDB de bancos menores;
– Imposto de Renda no resgate.
Tesouro Direto
– Menores valores para investir;
– Sem garantia do FGC, mas é seguro;
– Possui modalidades pré e pós-fixada, assim como a híbrida também;
– Liquidez imediata do título, ou seja, você pode resgatar seu investimento quando quiser e sem precisar esperar o prazo de vencimento;
– Imposto de Renda no resgate.
Qual devo escolher entre CDB e Tesouro Direto?
Você deve escolher entre CDB e Tesouro Direto de acordo com o seu perfil de investidor. No CDB você tem proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), ou seja, se o banco falir você terá o seu dinheiro de volta.
Já no Tesouro Direto, caso haja falência do governo (o que é algo extremamente difícil), você não terá o seu dinheiro de volta.
Além disso, os investimentos no Tesouro Direto possuem valores mais acessíveis do que no CDB.
Conclusão…
Agora que você já sabe qual é a diferença entre CDB e Tesouro Direto você pode começar a fazer seus investimentos de modo mais seguro. Faça uma análise de qual investimento é o melhor para você no momento e invista sem medo.
Fonte: Finecon DDGN
Deixe uma resposta