Atualmente muitas pessoas passaram a investir mais em educação financeira de qualidade e começaram a aplicar isso em suas vidas. Com isso, a reserva de emergência se tornou algo de conhecimento mais popular e que vem ganhando cada vez mais espaço nas casas brasileiras.
Quem ainda não tem uma reserva muito provavelmente já ouviu falar sobre isso e sabe o quão importante é fazer esse investimento. Porém, se você conhece a reserva de emergência apenas pelo seu nome, hoje te mostraremos tudo de importante que você precisa saber sobre o assunto.
O que é reserva de emergência?
É normal passarmos por momentos imprevisíveis, mas o que podemos fazer para passar por estes de forma mais tranquila financeiramente e sem precisar recorrer aos empréstimos de altas taxas de juros?
A reserva de emergência pode ser definida como um investimento financeiro que sirva para nos ajudar em momentos imprevisíveis como problemas de saúde, acidentes e muitos outros.
É muito importante que a gente saiba onde investir o dinheiro da nossa reserva para que não tenhamos surpresas desagradáveis na hora do resgate.
Qual é a sua importância?
Infelizmente ainda há uma cultura de que o cartão de crédito é uma firma de reserva de emergência, pois através dele podemos pagar por algo que não esperávamos.
No entanto, o cartão de crédito é apenas uma forma de pagamento e jamais pode ser considerado como uma reserva financeira.
Criar uma reserva financeira te ajuda a arcar com os custos de um imprevisto durante um tempo sem ter que recorrer a métodos de pagamentos que possam se tornar uma dívida enorme.
Além disso, é importante a criação desse investimento para aumentar a garantia de tranquilidade e estabilidade financeira para você e sua família.
Como criar uma reserva de emergência
1- Comece pelo orçamento
O primeiro passo é fazer um orçamento de todas as suas dívidas. Anote todos os seus gastos mensais e também as suas fontes de renda.
2 – Defina valores
Depois de fazer o orçamento, defina o valor médio dos seus gastos e defina o valor para a sua reserva de emergência. O ideal é que o valor da sua reserva de emergência dê para cobrir pelo menos 6 meses dos seus gastos.
3 – Defina um prazo e metas para conseguir montar a sua reserva
O seu primeiro investimento deve ser esse, enquanto você não tem uma reserva financeira é necessário deixar um pouco de lado outros tipos de investimento.
Defina metas e prazos para conseguir juntar facilmente esse dinheiro.
4- Corte de gastos
Corte gastos desnecessário e direcione esse dinheiro para a sua reserva financeira.
5- Dê um up no salário
Você pode procurar novas formas de ganhar dinheiro extra. Com isso você consegue montar uma reserva financeira de modo mais rápido.
6- Verifique qual é o melhor investimento para a sua reserva
Opte por um investimento de alta liquidez diária e que não tenha volatilidade no mercado. Além disso, verifique as condições de retirada do investimento para que você não tenha surpresas desagradáveis quanto a datas.
Conclusão
Agora que você aprendeu o que é e qual a importância da reserva de emergência, comece hoje mesmo a se programar para conseguir fazer esse investimento o mais rápido possível.
Quando você cria essa reserva você consegue viver a vida de modo um pouco mais leve, pois você tem um aumento da segurança financeira e estabilidade.
Fonte: Finecon DDGN
Deixe uma resposta